Bem-vindo ao blogger Tudo a ver!
CDF

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Os cursos mais desejados pelos jovens


As profissões mais procuradas pelos jovens estão ligadas à ciência da computação e matemática (21%); às engenharias (9%) e à área financeira (8%). Esses são alguns dos resultados da pesquisa feita pela Accenture,divulgada no início deste ano.

O resultado não condiz com outra pesquisa feita, que avalia os cursos mais desejados. Nela, Medicina aparece em primeiro lugar, com relação candidato x vaga em média 50,9. Resultado conivente para o professor João Macêdo, da Universidade Federal do Ceará. Segundo ele, o curso é o que oferece maior reconhecimento (status), e não há risco de ficar sem emprego.

O curso também é um dos mais igualitários, tendo em vista que é procurado por todas as classes econômicas. Já as especialidades mais procuradas são aquelas voltadas para procedimentos, como Oftalmologia, Radiologia, Endoscopia e Cirurgia. Benefícios que são de igual tamanho com as dificuldades. Além de o curso ser longo (6 anos), há um grande período não remunerado, fora a abdicação do tempo.

Outro curso igualmente concorrido é o de Direito. Além de possibilitar a capacidade dos alunos para o futuro exercício de carreiras jurídicas, tanto no serviço público quanto privado, o mesmo oferece outros atrativos. “Penso que o maior atrativo do curso de Direito é, portanto, esse leque de múltiplas opções para o futuro bacharel”, ressalta a professora Cynara Monteiro, do núcleo de Pesquisas do Centro de Ciências Jurídicas da Unifor. Diferente de Medicina, é difícil de encontrar um profissional que se dedique a apenas um dos ramos jurídicos. A maior dificuldade encontrada é o encontro com disciplinas muito diferentes das encontradas nas escolas, como Sociologia Jurídica, Filosofia do Direito, etc.

Além destes, existem várias outras opções, todas igualmente recompensadoras. No curso de Jornalismo, por exemplo, o aluno encontrará como disciplinas básicas Língua Portuguesa, Economia, Teoria da Comunicação, Filosofia, História da Arte e Sociologia. O curso oferece um amplo mercado de trabalho, que varia da reportagem à comunicação empresarial.

O curso de Publicidade e Propaganda é outro que atrai os jovens pela sua abrangência, que vai desde o atendimento ao cliente, passando pelo marketing e chegando até a promoção de vendas. Existem boas oportunidades de emprego em agências de publicidade, promoções e eventos, merchandising, assessoria de imprensa e marketing direto.

Embora existam muitas deficiências na instituição universitária, os alunos têm milhares de opções de faculdades e cursos no Brasil inteiro, não desvalorizando as universidades existentes no Ceará. Prova disso é saber que a Universidade Federal do Ceará (UFC) foi a mais procurada no Sisu, sistema que computa as notas obtidas no Enem, com mais de 48 mil inscritos.

Equipe:

Dalila Bastos nº 11

Francisca Vanessa Nº 16

Raphaela Alves Nº 39

2º ANO II MANHÃ

0 comentários:

Postar um comentário