Bem-vindo ao blogger Tudo a ver!
CDF

sexta-feira, 13 de maio de 2011

O Equilíbrio Alimentar

Na década de 80, visava-se ao conceito de extrema magreza, o que levou as pessoas, principalmente mulheres, a uma busca exagerada pela redução de peso. Essa falta de alimentação adequada causou o aumento de distúrbios alimentares como a bulimia e a anorexia.

Já na década de 90, a medicina estética diminuiu a preocupação das pessoas com a alimentação, pois, ao engordarem, poderiam reverter esse quadro através de cirurgias, como lipoaspiração e redução de estômago.



Essa despreocupação se perpetuou até os dias atuais, afetando principalmente as crianças. Isso pode ser verificado pela preferência infantil aos alimentos industrializados. Segundo a nutricionista Alice Camelo Pontes, a influência do colégio na alimentação é de fundamental importância. Ela afirma que toda escola deveria ter um nutricionista para motivar a escolha de uma alimentação saudável. Conforme Alice, essa questão deve ser trabalhada ainda na infância, diminuindo a possibilidade de distúrbios alimentares, dentre eles a obesidade.

Além da má alimentação, outro fator que influencia na obesidade é o sedentarismo, aumentado principalmente pelos avanços tecnológicos (internet, controle remoto, carro) e pela violência urbana, desestimulando as pessoas a saírem de casa. “Muitas pessoas optam pelo sedentarismo por conta do comodismo e do medo da violência”, explica Jean Morais, professor de geografia.

Uma alimentação equilibrada pode proporcionar maior facilidade de aprendizado, acompanhado de um desempenho escolar propício. Porém não é fácil mantê-la quando se está fora de casa. “Algumas crianças sentem-se constrangidas pelos amigos ao levar para o colégio frutas ou alimentos preparados em casa”, diz Raniele, bibliotecária do colégio Deoclécio Ferro.

Já a falta de uma alimentação equilibrada gera o desencadeamento de várias doenças. Segundo o especialista em saúde pública David Silveira, os principais problemas da atualidade são o stress, a hipertensão e o diabetes, que foram aumentados potencialmente devido ao excesso de peso.


É importante ressaltar que a atividade física aliada a hábitos alimentares adequados, em todas as idades, proporciona uma vida de qualidade.





Pesquisas realizadas no colégio Deoclécio Ferro, em 2011.



Equipe: Milena Sampaio e Maria Rachel.

Série: 2° ano II – manhã.

0 comentários:

Postar um comentário