Bem-vindo ao blogger Tudo a ver!
CDF

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Dó Ré Mi :Notas que mudam vidas.



A arte muda a vida de qualquer pessoa, seja na música, nas artes plásticas, nas artes cênicas, na pintura, seja na dança. A música, em particular, é essencial para o desenvolvimento do ser humano, na parte emocional, mental. O cérebro de fetos, por exemplo, desenvolve-se mais rápido, se a mãe tiver o hábito de ouvir música clássica. Nos anos 1950, um otorrinolaringologista, chamado Albert Tomatis, alegou que o uso da música de Mozart foi eficaz para ajudar pessoas com distúrbios de fala e de audição. Além disso, qualquer tipo de música estimula a capacidade do cérebro de prestar atenção.

Esse tipo de arte pode dar oportunidade para crianças e adolescentes, evitando que entrem no mundo das drogas e da violência. É isso que o programa Orquestra Jovem Fortaleza faz. A coordenadora do programa, Sheyla Lopes afirma: “[O projeto] educa, humaniza, dá oportunidade de aprender uma profissão, incentiva a cultura...”.

A orquestra foi criada pelo maestro Ricardo William Lopes com a intenção de “oferecer a possibilidade gratuita para crianças e jovens estudarem música, dando uma oportunidade para demonstrarem ou descobrirem seus talentos”, afirma a coordenadora.

Nesse projeto, crianças (a partir de nove anos) e jovens podem se divertir e aprender música. O aluno do programa, Emanuel, de 15 anos, que toca contrabaixo, destaca: “... aprendi a ter mais responsabilidade e pretendo nunca abandonar a música, mesmo que me forme em outra especialidade”.

Além de Emanuel, vários outros adolescentes tiveram suas vidas modificadas pela beleza da música, e muitos continuam no projeto até hoje, mesmo já sendo adultos, e permanecem ajudando os novos alunos.

O maestro criador da orquestra leciona até os dias atuais e é certificado pela Ordem dos Músicos do Brasil. Ele criou o projeto, porque tinha a “necessidade de fazer a música como ciência construtiva e mobilizadora da cidadania”, afirma o maestro. Ricardo também afirma que procura mudar o repertório de músicas clássicas para "rock'n'roll", como mostrado no vídeo acima, com a música "Sweet child o' mine" (Guns 'n' Roses).

Hoje o projeto conta com violinos, quartetos de trompetes e trombones, violoncelos, saxofones, contrabaixos elétricos, baterias completas, guitarras, sopranos e solistas, e possui 45 músicos práticos (que já participaram de alguma apresentação), 15 aprendizes na prática e 35 na teoria musical. Eles passam 6 messes na aula de teoria, e de 1 a 2 anos para estarem aptos a fazerem apresentações.

A orquestra já se apresentou em vários eventos, um deles foi o aniversário dos 65 anos do bairro Montese, em abril deste ano, aparecendo no jornal da Rede Globo de televisão, CE TV primeira edição. Outro evento foi a solenidade em homenagem ao dia do fisioterapeuta e do terapeuta oculpacional na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, no dia 13 de outubro de 2010.


Apresentação da orquestra, no Montese, com o CE TV.
Ao lado do apresentador do jornal, vê-se o maestro Ricardo William Lopes.








Equipe: Ana Larissa (04);
Déborah
Sabino (12);
Jacklinne Castro (20);
Kelrilana Sabino (22)

2º ano - II manhã

0 comentários:

Postar um comentário