Bem-vindo ao blogger Tudo a ver!
CDF

sábado, 14 de maio de 2011

A busca pela beleza: tarefa fácil ou difícil ?

Na sociedade moderna as pessoas têm uma grande preocupação em adquirir um “corpo perfeito”. A mídia criou um padrão estético que a mulher para ter um "corpo perfeito" precisa ser magra, ter o corpo definido e o homem ter o corpo musculoso. Por causa dessas concepções, as pessoas vêm fazendo dietas alimentares absurda, usando substância de emagrecimento ou para crescimento de músculos, fazendo musculação e até cirurgias plásticas para conseguir o corpo desejado. A beleza não está ligada apenas a padrões estéticos, mas também à saúde. As pessoas mais saudáveis são aquelas com melhor aparência física, porém começa o problema quando a beleza física passa a ser tudo. A busca desenfreada pela beleza pode causar problemas emocionais e até distúrbios mentais. Consequência da busca desesperada pelo “corpo perfeito” é o surgimento de distúrbios como: a anorexia, a bulimia, a vigorexia e a dismorfofobia ou "doença da feiúra imaginária" (doença relativamente recente), homens e mulheres podem sofrer desses distúrbios. A anorexia e a bulimia são doenças que na maioria das vezes atingem mulheres, principalmente adolescente.
A pessoa que sofre de anorexia tem uma percepção errada quanto ao seu corpo, mesmo estando magra ou extremamente magra, ela se olha no espelho e se vê obesa. Com medo de engorda, essa pessoa além da dieta é capaz de submeter-se a exercícios físicos intensos, induzir o vômito, jejuar, tomar diuréticos e usar laxantes. O tratamento do anoréxico em casos leves e moderados é passar por terapia individual, terapia em grupo e terapia familiar com o objetivo de aumentar gradualmente a quantidade de alimento ingerido e em casos mais graves, tratamento hospitalar é indicado.
Qem sofre de bulimia não consegue conter sua compulsão por comida, ingere uma grande quantidade de alimento e seguido de um sentimento de culpa, provoca vômitos ou faz uso de laxantes e diuréticos com o objetivo de não engordar. O vômito diminui a dor abdominal e a sensação de inchação, permitindo que o indivíduo continue comendo sem medo de ganhar peso. Para tratar da bulimia é preciso ter um acompanhamento de um psicólogo, uso de antidepressivos que ajudam a evitar as compulsões e acompanhamento de nutricionista para orientar uma alimentação adequada.
A vigorexia, também chamada de Síndrome de Adônis, é um distúrbio que atinge na maioria das vezes homens, esse transtorno torna o indivíduo obsessivo por atividades físicas para obter um corpo musculoso e “sarado”. Os exageros dessas atividades físicas provocam problemas como: lesões musculares, insônias, desinteresse sexual irritação. Homens que sofrem desse distúrbio, mesmo estando com muita massa muscular, se vêem fracos, magros e esqueléticos e procuram eliminar completamente alimentos que contenham gorduras e consomem intensamente proteínas com a meta de obter maior ganho de massa muscular. Segundo uma pesquisa feita com um professor de uma academia local, a vigorexia é mais comum do que todos pensam, dos homens que iniciam em musculação, cerca de 80% passam a sofrer desse transtorno. Começam a ficar várias horas na academia, procuram suplementações e mesmo assim acham que não estão desenvolvendo a musculatura.
Esse problema se torna pior quanto o vigoréxico procura anabolizantes para o aumento de massa corpórea, pois essas substâncias provocam em homens, aumento das mamas, infertilidade temporária, atrofia dos testículos, e em mulheres, diminuição temporária dos ciclos menstruais, aumento do clitóris e crescimento excessivo de pêlos no corpo, além dos problemas cardiovasculares. A forma de tratar esse distúrbio é por meio de psicólogos que ajudem o vigoréxico a compreender que não se deve preocupar excessivamente com o corpo e que ele já está musculoso.

Outro distúrbio relacionado à beleza é a dismorfofobia ou “doença da feiúra imaginária”, é um transtorno caracterizado pela preocupação com um defeito imaginário ou mínimo na aparência física. Esse distúrbio aparece mais em adolescentes, devido estarem em uma fase de formação e transformação. A maioria dos defeitos envolve a face ou a cabeça: cabelo, nariz, pele, etc. Os que sofrem dessa doença passam horas do dia ansiosos com seus "defeitos" tentando achar uma solução para acabá-los. Vários deles checam várias vezes suas aparências em espelhos ou em locais que sejam espelhados, como pára-choques de carros e janelas de vitrines e outros evitam espelhos. O tratamento é muito difícil, pois grande parte dos pacientes não se aceita portador do distúrbio, ele consiste em psicoterapia, longa e trabalhosa, e muitas vezes é necessário o uso de antidepressivos.


-> Equipe:
Maria Clara Leite; N°:26
Moisés Ibiapina; N°:35
Mirela Castro; N°:27
Angêlica Costa; N°:05
2° Ano II - Manhã

Para se alcançar esse padrão estético imposto pela mídia, as pessoas muitas vezes não respeitam seus limites corporais e alimentares, e acabam por desenvolverem doenças com efeitos às vezes irreversíveis. A busca pelo “corpo perfeito” e pela beleza torna-se uma difícil e perigosa tarefa para quem não sabe dosar esse desejo. Entretanto, buscar a beleza, na medida certa, é saudável e fundamental, principalmente em um mundo que cultiva a aparência física como um atributo desejável por todos os que têm ou almejam ter sucesso.











0 comentários:

Postar um comentário